BPO financeiro: o que é e quais as vantagens?

BPO financeiro: o que é e quais as vantagens?
BPO financeiro: o que é e quais as vantagens?
Cuidar das finanças empresariais é uma tarefa complexa que demanda muito cuidado, tempo e recursos dos times. Para evitar erros e riscos que possam comprometer o negócio, o BPO financeiro vem sendo uma estratégia cada vez mais adotada para a otimização deste setor e a consequente conquista de resultados cada vez melhores.

Independente do porte ou segmento do negócio, essa terceirização financeira vem ganhando destaque no mercado como uma solução capaz de facilitar o gerenciamento financeiro da empresa, trazendo muitos outros benefícios perante o destaque competitivo.

Ele pode ser implementado internamente tanto de forma parcial quanto completa, contando com o comando de profissionais qualificados nessa área para trazer uma maior segurança na gestão financeira corporativa e, com isso, uma tomada de decisões mais assertiva.

Em um cenário de negócios demasiadamente complexo e constantemente suscetível a mudanças como o brasileiro, investir no BPO financeiro pode ser a peça-chave para alavancar o potencial da marca frente aos concorrentes, evitando desperdícios de tempo e recursos em uma tarefa que pode ser terceirizada a especialistas do ramo.

Apesar de ser uma prática que, comprovadamente, traz muitos benefícios para o mercado, ainda existem muitos pré-conceitos sobre o tema, principalmente, em receios relacionados à burocratização deste processo ou risco de investir em algo que não trará um melhor desempenho.

Por isso, neste texto explicaremos a fundo o que é o BPO financeiro, seus principais serviços inclusos, vantagens que pode proporcionar às empresas e como implementá-lo com eficácia.

Veja os tópicos que serão abordados:

  • O que é BPO financeiro?
  • Serviços do BPO financeiro;
  • Quais as diferenças entre BPO financeiro, assessoria financeira e consultoria financeira?
  • Quais as vantagens do BPO financeiro?
  • Como implementar o BPO financeiro na sua empresa?

Boa leitura.

O que é BPO financeiro?

O BPO financeiro, do inglês Business Process Outsourcing, é uma prática de terceirização dos processos de negócio, nesse caso, com foco nos serviços fiscais.

Essa é uma tendência que vem crescendo a nível global, no intuito de transferir as áreas administrativas para empresas terceiras. No setor financeiro, a proposta é que a terceirizadora assuma essa responsabilidade em prol de uma gestão mais assertiva do empreendimento.

Ao contratar um BPO financeiro, as empresas contarão com o apoio de uma equipe terceirizada especializada nessa gestão, potencializando esse desempenho e permitindo que os times internos direcionem seus esforços a outras tarefas importantes para o crescimento do negócio.

Com isso, a terceirizadora que irá assumir esse dever irá atuar em prol de minimizar os erros da empresa nesse aspecto, abrangendo cuidados relacionados aos cálculos, redução de custos e oferecer uma maior transparência nessas áreas financeira e contábil.

Até 2025, dados divulgados na pesquisa global da Technavio estimam que a participação de mercado do BPO pode aumentar em US$40,16 bilhões, com potencial de crescimento acelerado em um CAGR de 4%.

Diante deste cenário tão promissor, as empresas que investirem no BPO financeiro, certamente, terão muito a ganhar para uma melhor gestão de suas finanças.

Serviços do BPO financeiro

Ao assumir parte – ou total – destas responsabilidades corporativas, existe uma ampla gama de aplicações do BPO financeiro internamente, o que permite que se adapte às necessidades de cada negócio e que atenda às demandas estabelecidas.

Veja abaixo alguns dos principais serviços que o BPO financeiro pode executar:

Gestão do fluxo de caixa

Esse é um dos serviços mais essenciais do BPO financeiro, o qual permite que os profissionais da área consigam ter uma visão mais clara sobre as entradas e saídas diárias, semanais e mensais.

Com esse detalhamento, se torna muito mais assertivo compreender o fluxo financeiro do negócio, obtendo tais informações em tempo real para evitar lacunas que prejudiquem a saúde do negócio e, ainda, torná-las em oportunidades de crescimento.

Afinal, todos os erros financeiros serão apontados com este serviço do BPO financeiro, permitindo um realinhamento das estratégias, prevenindo danos às operações e uma condução mais segura para o lucro e prosperidade através de decisões mais assertivas embasadas em dados reais.

Contas a pagar e a receber

Com o BPO financeiro, as empresas terão muito mais segurança na gestão de suas contas a pagar e a receber, evitando atrasos que gerem multas e maiores prejuízos não previstos.

No primeiro aspecto, essa terceirização auxilia em um registro mais eficaz de todas as contas empresariais e, caso necessário, agendamento automático perante autorização do cliente, o que otimiza ainda mais esse processo.

Já no segundo, o BPO financeiro atua com foco em lançar os próximos recebimentos e, em alguns casos, emitir boletos bancários e notas fiscais, reduzindo as chances de inadimplência e alertando acerca de possíveis pagamentos em atraso.

Conciliação bancária

De nada adianta ter um bom controle acerca das entradas e saídas, sem que essa movimentação esteja diretamente relacionada à conciliação bancária.

Essa prática consiste em comparar a planilha financeira da empresa com seu saldo/extrato bancário, o que pode ser aperfeiçoado com o BPO financeiro.

Na prática, ao terceirizar essa responsabilidade, a contratada conseguirá se dedicar em conferir essas movimentações e garantir que os saldos coincidam com sua conta bancária, permitindo que tenham uma maior segurança financeira, que se mantenham em compliance e evitando falhas em prol de tomadas de decisões mais ágeis e estratégicas.

Gestão de indicadores

Ter indicadores que tragam uma maior segurança para a adoção de estratégias corporativas faz toda a diferença para um crescimento próspero e saudável. E, felizmente, o BPO financeiro também pode fornecer esse serviço.

Na gestão de indicadores, as empresas contarão com o apoio de KPIs (indicadores-chaves de desempenho) que forneçam relatórios completos acerca deste departamento, incluindo questões como lucratividade, rentabilidade, margem de lucro e ponto de equilíbrio.

Com eles, será mais fácil identificar o que está dando certo ou não, assim como o que pode ser ajustado para a conquista de melhores resultados que potencializem seu desempenho financeiro.

Análise de crédito

Esse serviço do BPO financeiro é extremamente benéfico no momento de negociar com os clientes ou potenciais parceiros do negócio.

Na prática, a análise de crédito irá avaliar a capacidade de pagamento indicado no NCC (Necessidade de Capital de Giro), além do histórico de crédito de clientes e empresas e sua reputação para que, assim, consigam ter uma maior assertividade e ajuda nos projetos de financiamento.

Quais as diferenças entre BPO financeiro, assessoria financeira e consultoria financeira?

A principal diferença entre o BPO financeiro, assessoria e consultoria, está no nível de interação deles com a contratante.

Isso porque, enquanto o BPO financeiro atua mais diretamente na tomada de decisões, a assessoria possui um foco mais direcionado a nível técnico, e a consultoria no estratégico. Entenda melhor esses pontos a seguir:

BPO financeiro

No BPO financeiro, a empresa irá terceirizar essa responsabilidade à uma outra consultoria, para que esta assuma e execute essas tarefas. Dessa forma, a contratante pode se dedicar a outras estratégias para a melhora de seu desempenho.

Essa terceirização pode ser feita de forma parcial ou integral, ambas capazes de oferecer uma estrutura gerencial com profissionais próprios e especializados para assumir a rotina do setor.

Na prática, isso faz com que o BPO financeiro tenha um impacto mais direto na estrutura financeira e na cultura da empresa.

Assessoria financeira

Já a assessoria financeira, enquanto isso, desempenha tarefas mais voltadas ao auxílio técnico deste departamento, normalmente agindo no escopo de um projeto específico, indo desde sua implementação até a conclusão.

Aqui, a assessoria contratada irá fornecer um profissional destinado a solucionar as demandas existentes através de sua expertise, sugerindo e orientando nos melhores caminhos a serem seguidos.

Porém, ele não terá a palavra final, uma vez que esta decisão caberá ao time da contratante que também está mais ativamente nessa tarefa.

Consultoria financeira

Por fim, como dito anteriormente, a consultoria financeira tem um papel mais estratégico, aconselhando a contratante nas melhores soluções a serem incorporadas e caminhos a serem seguidos.

Uma função mais de suporte, como uma bússola apontando qual horizonte seguir para a conquista de melhores resultados. Seu trabalho é similar ao da assessora, mas, aqui, nenhum profissional específico costuma ser direcionado para assumir a conta.

Quais as vantagens do BPO financeiro?

Investir no BPO financeiro traz uma série de vantagens para as empresas, com destaque para uma maior segurança nos dados, análise estratégica das finanças, maior valor agregado, competitividade, flexibilidade e redução nos custos deste departamento.

Isso acontece, pois, ao terceirizar essa responsabilidade, as equipes internas conseguem direcionar seus esforços para outras tarefas importantes para o crescimento do negócio, contando com uma maior otimização neste processo.

Veja a fundo estes principais benefícios do BPO financeiro.

Maior segurança nos dados

Quando há uma empresa dedicada exclusivamente a cuidar da saúde financeira de um empreendimento, uma de suas maiores atribuições será a de, justamente, assegurar a máxima segurança dos dados internos.

Afinal, o bom desempenho do BPO financeiro está diretamente relacionado ao uso destes dados em tempo real para uma tomada de decisões mais estratégica, uma vez que darão uma visão macro do negócio facilitando a identificação do que pode ser ainda mais investido ou o que deve ser cortado perante uma operação cada vez melhor.

Isso será proporcionado através do uso de tecnologias robustas e modernas que garantam a proteção destas informações, os mantendo em sigilo e seguros contra ameaças externas.

Análise estratégica das finanças

Muito mais do que fornecer dados em tempo real, o BPO financeiro atua com foco mais estratégico na análise das finanças corporativas, de forma que consigam estabelecer medidas mais assertivas perante o crescimento e destaque da marca em seu segmento.

Seus esforços estarão 100% dedicados a manter estes dados atualizados constantemente, os traduzindo em insights que possam ser utilizados a favor do negócio e sua prosperidade financeira.

Maior competitividade

Quanto melhor for o fluxo de caixa do negócio e sua assertividade nas estratégias adotadas, maior será o seu potencial de destaque competitivo no segmento de atuação.

Essa é uma das maiores vantagens naturais que se obtêm através do BPO financeiro, uma vez que a empresa terceirizada irá ajudar seu cliente a manter sua saúde econômica e a como investir em ações inteligentes que alavanquem a marca sem danos financeiros.

Time de especialistas

Lidar com as finanças de um negócio não é algo simples, muito menos em um país com uma tamanha complexidade legislativa e que, constantemente, é passível de atualizações.

Porém, ao contar com um BPO financeiro, as empresas terão o apoio de um time de especialistas capacitados para acompanhar essas mudanças e assegurar que o negócio mantenha sua conformidade legal.

Com o apoio dos melhores recursos tecnológicos do mercado, essa equipe trabalhará em prol da melhor gestão financeira possível, evitando erros e gaps que prejudiquem a sustentabilidade corporativa e permitindo que os times internos se dediquem a outras responsabilidades.

Maior valor agregado ao negócio

Quanto maior for o domínio e segurança proporcionado pelo BPO financeiro, maior será o valor agregado adquirido pelo negócio ao longo do tempo.

Afinal, uma boa gestão estratégica das finanças corporativas impacta, diretamente, o uso mais inteligente dos recursos internos, investindo em ações que elevem a conquista de resultados e que reduzam custos em suas operações.

Maior flexibilidade

Por fim, o BPO financeiro pode ser personalizado com base nas demandas de cada empresa. Essa flexibilidade é extremamente vantajosa para assegurar que todas essas necessidades sejam atendidas com segurança e êxito.

Afinal, cada negócio é único, o que demanda uma ferramenta escalável que possa ser adaptada a seus processos e seu ritmo de crescimento. Dessa forma, conseguirá proporcionar um fluxo de caixa contínuo e a máxima proteção nas movimentações financeiras.

Como implementar o BPO financeiro na sua empresa?

Implementar o melhor BPO financeiro na sua empresa não é uma tarefa simples, e requer alguns cuidados que precisam ser levados em consideração no momento desta escolha.

Veja os principais:

Organize as contas internas

O ponto de partida para assegurar uma boa contratação de um BPO financeiro é organizando muito bem a própria casa. Ou seja, arrumando a gestão financeira existente.

É importante aplicar esse diagnóstico interno para que a empresa terceirizada consiga ter uma visão mais clara da realidade corporativa, de forma que possa iniciar seus trabalhos com a máxima assertividade com base nas metas almejadas.

Compare os custos de serviços do mercado

É possível encontrar preços bastante diferentes de serviços de BPO financeiro. Por isso, lembre-se de realizar uma ampla pesquisa de mercado a fim de comparar esses custos com o que é oferecido por essas terceirizadoras.

Dentre os fatores que podem influenciar neste preço, estão o regime tributário da empresa, volume de transações financeiras, porte do negócio, responsabilidades que serão terceirizadas e nível de especialização desejado, como exemplo.

Defina os planos

De nada adiantará contratar um BPO financeiro, se a sua empresa não souber o que pretende com este serviço. Essa definição precisa estar muito clara desde o começo, de forma que a terceirizadora compreenda quais os planos esperados e de que forma os atingir.

Normalmente, as pequenas empresas são as que mais recorrem ao BPO financeiro. Porém, qualquer negócio pode se beneficiar deste trabalho, desde que esclareçam quais os seus objetivos com essa terceirização.

Escolha uma consultoria especializada no ramo

Cuidar das finanças de uma empresa é uma tarefa de extrema importância e responsabilidade, o que ressalta a importância da contratação de uma consultoria especializada no ramo e com renome no mercado para trazer a maior segurança possível neste aspecto.

Caso o seu negócio esteja à procura de um bom BPO financeiro, saiba que a Ecovis®️ BSP pode te ajudar!

Integrante da Ecovis International, líder global de consultoria fiscal, contábil, auditoria e assessoria jurídica, presente em mais de 80 países, a Ecovis®️ BSP é uma empresa de BPO (Business Process Outsourcing) de padrão internacional, capaz de atender as demandas contábeis das empresas enquadradas nos regimes de lucro real e lucro presumido, localizadas em qualquer parte do Brasil, nacionais ou multinacionais.

Com uma equipe preparada para atender as obrigações acessórias do seu negócio, seus diferenciais incluem a emissão de relatórios gerenciais conforme o modelo do cliente, tratativa mais adequada das operações em sua origem, oferta de soluções integradas, ágeis e de qualidade, e uma comunicação próxima para atendê-los em todas as suas demandas.

Entre em nosso site e veja como podemos ajudar sua empresa a elevar sua gestão com êxito!

Conclusão

Mesmo que ainda não seja uma prática amplamente vista no mercado nacional, o BPO financeiro é uma ação extremamente estratégica para alavancar o crescimento das empresas.

Afinal, essa terceirização permite que uma equipe capacitada assuma a responsabilidade de gerenciar as finanças corporativas com agilidade e segurança, de forma que as equipes consigam direcionar seus esforços para outras tarefas importantes à favor do destaque competitivo da marca em seu segmento.

Contudo, por se tratar de um serviço delicado, é importante ter cautela nesta contratação, aplicando uma extensa pesquisa de mercado comparando os valores cobrados e optando por aquela que tenha expertise no ramo em prol da maior assertividade possível na gestão financeira do empreendimento.

Se você gostou deste texto, compartilhe as redes sociais e confira mais textos em nosso blog.

Últimas postagens

Newsletter

Preencha os dados a seguir para receber novidades por email

Serviços

Confira nossas áreas de atuação

BPO Financeiro

O BPO Financeiro consiste na terceirização de toda a rotina de recebimentos e pagamentos, incluindo a emissão de notas fiscais e bole...

Compliance Tributário

Trabalhamos com uma ampla rede de parceiros e softwares que permitem uma tratativa de ponta a ponta na gestão tributária...

BPO Recursos Humanos

Executamos todas as funções do departamento pessoal, fazendo a gestão do ponto, a orientação sobre os benefícios, entre outras ativid...

BPO Contábil

Oferecemos uma gama completa de serviços contábeis, incluindo consultoria, suporte, auditorias e geração de relatórios. Atuamos nos mais con...

BPO Fiscal

Nosso trabalho garante a conformidade fiscal, preservando a transparência e compliance das operações...

BPO Folha de pagamento

Utilizamos os mais modernos sistemas de gestão de folha de pagamento a fim preservar a segurança e acuracidade das informações. Operamos den...

Somos especialistas em diversos ERP's

Trabalhamos com os ERP’s mais requisitados do mercado.

Nosso blog

Confira nossos artigos e materiais de utilidades contábeis para você e sua empresa.

Caros clientes e parceiros,

Pedimos a atenção de todos para eventuais golpes utilizando o nome da nossa empresa!
A BSP NÃO realiza negociação de débitos ou emissão de boletos para quitação de dívidas em nome de bancos e instituições de crédito, nossos serviços limitam-se aos listados em nosso site único e oficial https://ecovisbsp.com.br/, na aba “Serviços”.

TODAS as comunicações da BSP Contábil são feitas através dos e-mails oficiais da empresa, sendo todos com o domínio “@bspcontabil.com.br” e/ou por meio dos números de telefone (19) 99455-5612 ou (19) 3871-9121.

Nunca pague boletos ou transfira valores que envolverem o nome da BSP sem antes conferir a procedência do documento em questão. Em caso de dúvidas, contate-nos antes de realizar qualquer pagamento.
Além dos telefones indicados acima, disponibilizamos o seguinte e-mail oficial: atendimento@bspcontabil.com.br.

Agradecimentos,