Todo empreendedor, certamente, já ouviu falar do balanço patrimonial, também conhecido como balanço anual. Mas, são poucos os que sabem como utilizá-lo para melhorar a gestão da sua empresa.
Essa é uma prática muito comum no mercado com a chegada do final do ano, destinada a avaliar a situação contábil e econômica da empresa durante um determinado período e, com isso, definir quais ações serão seguidas no próximo ano, visando a conquista de resultados melhores.
Apesar de ser uma exigência contábil, o balanço patrimonial, quando bem executado, pode trazer insights valiosos para o desempenho corporativo, fornecendo uma visão mais estruturada sobre este aspecto e de que forma poderão aperfeiçoá-lo.
Isso, além de também ajudar a identificar gaps que possam trazer prejuízos financeiros ao negócio, de forma que os responsáveis adotem as medidas precisas para evitar esses e demais riscos à prosperidade da marca.
Faltando cerca de dois meses para o final de 2024, iniciar este balanço patrimonial é uma excelente estratégia para se planejar para começar 2025 com chave de ouro. E é sobre isso que abordaremos ao longo deste texto.
Veja os tópicos que serão abordados:
- O que é o balanço patrimonial?
- Qual a importância do balanço patrimonial?
- Quando realizar o balanço patrimonial?
- Como realizar o balanço patrimonial?
Boa leitura.
O que é o balanço patrimonial?
O balanço patrimonial, também chamado de balanço anual ou balanço contábil, é um relatório que traz a síntese quantitativa e qualitativa da situação financeira de uma empresa, durante um período específico de análise.
Muito mais do que um documento contábil, ele mostra todos os ativos (bens e direitos), passivos (dívidas e obrigações) e o patrimônio líquido (a diferença entre ativos e passivos) dos negócios.
Normalmente, o balanço patrimonial é feito ao final do ano, de forma que os gestores consigam avaliar esses quesitos referentes ao longo dos 12 meses, estudando a saúde financeira e desempenho da marca.
Com estes dados, as empresas podem não apenas analisar seu comportamento financeiro, mas também mapear o fluxo de recursos, fundamentar as ações estratégicas e orientar o planejamento tributário.
Estrutura do balanço patrimonial
Existe uma estrutura definida do balanço patrimonial, a qual compreende três categorias mencionadas acima: ativos, passivos e patrimônio líquido.
Os ativos se referem a valores para operações de curto prazo, incluindo equivalentes de caixa, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas e tributos a recuperar.
Já os passivos, por sua vez, abrangem dívidas a serem liquidadas em, até um ano, tais como obrigações sociais e trabalhistas, obrigações com fornecedores, fiscais, empréstimos empresariais e financiamentos.
Por fim, nos patrimônios líquidos, estão os valores dos acionistas, quotistas e investidores, sendo composto pelo investimento inicial somado aos lucros reinvestidos. Ele deve ser elaborado ao final de cada exercício social, apresentando-se no ano subsequente. As únicas empresas que são isentas de apresentá-lo são as enquadradas no Simples Nacional.
Qual a importância do balanço patrimonial?
Por mais que seja uma exigência determinada pelo Código Civil, o balanço patrimonial traz uma série de benefícios às empresas, que vão além do compliance legislativo. Principalmente, em termos de melhora da reputação no mercado e tomada de decisões mais estratégicas para o crescimento do negócio.
Primeiramente, precisamos destacar a importância de cumprir com a entrega do balanço patrimonial, por se tratar de um requisito legal para muitas empresas. Explicaremos, no tópico abaixo, quais são obrigadas a realizá-lo, conforme suas determinações.
Mas, indo além disso, muitos acionistas, credores e potenciais investidores, frequentemente, analisam os dados obtidos através do balanço patrimonial e de outros relatórios contábeis como indicadores-chave para avaliar se uma empresa é atrativa para os seus negócios.
Essa confiabilidade e transparência contribuirá significativamente para a formação de acordos e parcerias, até mesmo, em regiões geograficamente distantes, elevando sua imagem, reputação e destaque competitivo no mercado a nível global.
Internamente, as mesmas informações podem ser aproveitadas para identificar pontos de melhoria, avaliando o que pode ser ajustado tanto para eliminar desperdícios de tempo e recursos, quanto para elevar a produtividade, ritmo e desempenho da empresa como um todo.
Todas essas vantagens, somadas, tornam o balanço patrimonial uma estratégia valiosa para alavancar o destaque competitivo de um negócio em seu ramo.
Quando realizar o balanço patrimonial?
Normalmente, o balanço patrimonial é realizado anualmente, ou seja, a cada 12 meses. Muitas empresas optam por elaborá-lo ao final do ano, como forma de analisar seu desempenho financeiro e contábil ao longo deste período.
Apesar disso, também é possível realizá-lo em um espaço de tempo menor, conforme os objetivos e necessidades de cada negócio.
Com exceção do MEI, todas as empresas são obrigadas a realizá-lo, visto que se trata de uma determinação expressa no artigo 1.179 do Código Civil.
Sua apresentação ocorre no ano subsequente, de forma similar ao que ocorre à declaração do Imposto de Renda, que deve ser concluído até o quarto mês após o encerramento de cada exercício.
Dessa forma, até maio do ano seguinte, todas as empresas têm a responsabilidade de apresentar seu balanço do ano anterior. Algo que, apesar de já integrar as rotinas das responsabilidades contábeis de muitos empreendimentos, pode ser melhor gerenciado ao terceirizá-lo para uma consultoria com expertise no ramo.
Como realizar o balanço patrimonial?
Por reunir dados sensíveis das organizações, é preciso ter muito cuidado no momento de realizar o balanço patrimonial, de forma que sejam tomadas todas as medidas necessárias para consolidar e analisar, de maneira estratégica, tais informações para a melhoria contínua do desempenho corporativo.
Veja, abaixo, algumas dicas que podem contribuir com este processo:
Determine o período de análise do balanço patrimonial
Como mencionamos ao longo deste texto, por mais que, normalmente, o balanço patrimonial seja feito no final de todo ano, é possível organizá-lo em períodos diferentes. Isso irá depender dos objetivos e necessidades de cada negócio.
Esta definição é o primeiro passo a ser tomado, até para que sua empresa consiga determinar que ferramentas irá utilizar para reunir, mensurar e analisar as informações contábeis e financeiras obtidas.
Mapeie e classifique as contas da empresa
Existem três categorias compreendidas no balanço patrimonial: os ativos, passivos e patrimônio líquido.
Cada um deles precisa ser devidamente levantado, utilizando as ferramentas tecnológicas mais adequadas que tragam segurança nessa coleta e análise perante a adoção de melhorias contínuas internamente.
Organize as informações do balanço patrimonial
Por reunir um volume bem extenso de informações contábeis e fiscais, as empresas devem adotar mecanismos robustos que permitam a organização do balanço patrimonial, até para que consigam interpretar tais dados de forma estratégica para o negócio.
Isso também ajudará no momento de realizar os cálculos deste balanço patrimonial, assegurando que estejam corretos e factíveis com o desempenho corporativo ao longo daquele período.
Essa segurança é primordial para que se tenham uma visão nítida do histórico da empresa e quais medidas precisam ser estabelecidas para a conquista de resultados ainda melhores.
Determine KPIs
Existem muitos KPIs que podem auxiliar as empresas a mensurarem e analisarem, estrategicamente, as informações colhidas no balanço patrimonial.
Alguns dos mais famosos e benéficos nesse sentido incluem o Retorno Sobre Investimento (ROI), Custo de Aquisição por Cliente (CAC), EBITDA, Lifetime Value (LTV), Margem de Lucro e Ticket Médio.
Cada um possui suas características e funcionalidades que devem ser devidamente estudadas a fim de compreender qual faz mais sentido às necessidades da empresa. Mas, certamente, todas contribuirão para uma maior agilidade e otimização deste processo do que se fosse feito manualmente.
Busque o apoio de uma consultoria especializada
Realizar o balanço patrimonial e saber como utilizá-lo de forma estratégica para uma maior lucratividade e desempenho da empresa não é algo simples, e exige muita atenção e cuidados a serem tomados ao longo deste caminho.
Por isso, ao invés de centralizar essa responsabilidade internamente, recorrer ao apoio de uma empresa especializada na área e que dedique um time específico para essa tarefa, será de extrema vantagem.
Afinal, além de economizar tempo neste processo, a equipe de especialistas trará um maior conhecimento e preparo neste aspecto, de forma que os profissionais do negócio possam dedicar seus esforços a outras atividades importantes para a prosperidade corporativa.
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Conclusão
O balanço patrimonial não deve ser encarado pelas empresas, meramente, como uma obrigação legal, mas como uma oportunidade de identificar gaps e erros que podem ser melhorados a fim de conquistar resultados cada vez melhores para seu desempenho e destaque competitivo.
Essa é uma tarefa de extrema importância para que os empreendimentos analisem seu desempenho ao longo do ano corrido e consigam, com base nestes dados reunidos, estabelecer medidas mais assertivas que possibilitem uma maior otimização e eficiência operacional.
Mas, ao invés de comandar este processo internamente, optar pela terceirização do balanço patrimonial, certamente, trará muito mais segurança e assertividade perante a conquista destes objetivos.
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