Por Lucas Leme
Fazer negócios e firmar parcerias globais já é algo extremamente comum hoje em dia e, um dos fatores que mais determina o sucesso dessas operações é, sem dúvidas, um bom investimento na contabilidade internacional desse negócio.
O cenário digital que vivemos é um fator extremamente benéfico para essa expansão sem barreiras geográficas. Em dados divulgados na 16ª edição da pesquisa Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, como prova disso, foi constatado que cerca de 69% das empresas planejam entrar em novos mercados nos próximos dois anos, como parte de um plano de crescimento global a longo prazo.
Porém, ainda há um grande penhasco entre esse sonho e a realidade. O estudo também identificou que cerca de 51% delas não possuem um departamento de internacionalização ou estrutura exclusiva dedicada a essas operações, o que cria uma enorme pedra no caminho frente a essa missão.
É diante desse cenário que a contabilidade internacional vem despontando. Essa é uma estratégia de alinhamento para que as burocracias estrangeiras entre as partes se entendam a favor de processos mais estruturados, otimizados e transparentes, com foco nas demonstrações financeiras.
Com ela, empresas de todos os portes e segmentos terão uma maior facilidade e praticidade de estabelecer esses acordos, auxiliando nas negociações e evitando prejuízos legais que tragam maiores problemas de conformidade.
Para isso, ela traz consigo um conjunto de normativas internacionais que regem sua aplicação internamente, as quais precisam ser seguidas pelas partes de forma que consigam realizar suas rotinas financeiras, fiscais, tributárias e, assim, comercializar seus produtos se destacando no cenário mundial.
Existem diversos benefícios a serem adquiridos por aquelas que investem nessa estratégia, e é sobre isso que abordaremos nesse texto. Confira os tópicos que serão adotados:
- O que é contabilidade internacional?
- Contabilidade internacional no Brasil;
- Qual a importância da contabilidade internacional?
- Vantagens da contabilidade internacional;
- Como ter uma boa contabilidade internacional?
Boa leitura.
O que é contabilidade internacional?
A contabilidade internacional representa um conjunto de padrões, princípios e boas práticas contábeis adotadas em âmbito global, destinado a auxiliar as empresas que desejam abrir filiais no exterior ou, ainda, firmar parcerias com empresas de outros países.
Sua aplicação favorece não apenas essa gestão contábil, como também uma comunicação transparente entre as partes, em prol de negociações mais seguras e assertivas de seus produtos ou serviços.
Essas regras, formalmente denominadas como Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (International Financial Reporting Standards — IFRS), foram estabelecidas e determinadas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board — IASB).
Com elas, as empresas terão um maior controle sobre suas receitas e atividades, adaptando seus relatórios e normativas frente a tais exigências internacionais.
Para que serve?
A grande proposta da contabilidade internacional é unificar a linguagem contábil de diferentes países para que consigam firmar parcerias entre si, de forma segura e transparente, principalmente, em questões legais.
Afinal, cada país possui sua própria legislação, e cada empresa tem seus próprios processos e compromissos. Se adequar a tamanhas normas é, indiscutivelmente, uma missão árdua para qualquer gestor, mas que, com uma boa contabilidade internacional, não precisa ser uma dor de cabeça.
Ela garantirá consistência e comparabilidade das informações financeiras entre as empresas, facilitando a análise e tomada de decisões por parte de investidores, credores e outros usuários das demonstrações financeiras.
Seu papel, portanto, é viabilizar a operação internacional de um estabelecimento, promovendo a convergência para padrões contábeis internacionais e transparência na prestação de contas, algo fundamental para a confiança dos investidores e a estabilidade dos mercados financeiros ao redor do mundo.
Quais são as normas internacionais de contabilidade IFRS?
Desde sua última atualização, em novembro de 2023, hoje, existem 17 IFRs oficialmente publicadas no site oficial da organização. Elas é que estabelecem os procedimentos e regras necessárias de serem seguidas pelas empresas que optarem por expandir suas operações além das fronteiras brasileiras.
São elas:
- IFRS 1: trata dos procedimentos para a adoção dos padrões de contabilidade internacional pelas empresas;
- IFRS 2: refere-se ao pagamento baseado em ações, com inclusão dos efeitos das transações nas demonstrações contábeis;
- IFRS 3: traz a aquisição de uma ou mais empresas por uma companhia;
- IFRS 4: especifica aspectos dos relatórios financeiros para contratos de seguro para os emitentes;
- IFRS 5: aborda a contabilização de ativos não circulantes para venda e divulgação de operações interrompidas;
- IFRS 6: traz aspectos da contabilização de custos para exploração e avaliação de recursos minerais;
- IFRS 7: exige a apresentação demonstrações financeiras que permitam avaliar os instrumentos financeiros e extensão dos riscos associados;
- IFRS 8: determina que as demonstrações devem permitir a avaliação dos efeitos financeiros sobre as atividades da empresa;
- IFRS 9: explica como deve ser feita a classificação e mensuração dos ativos e passivos financeiros;
- IFRS 10: aborda as diretrizes para elaboração e apresentação de demonstrações financeiras quando uma empresa controla uma ou mais companhias;
- IFRS 11: traz princípios para os relatórios financeiros e definição de natureza do envolvimento nas operações conjuntas;
- IFRS 12: estabelece princípios para a divulgação de demonstrações de riscos, desempenho, finanças e gestão;
- IFRS 13: trata da definição do valor justo, como ele deve ser mensurado e regras sobre as divulgações;
- IFRS 14: determina uma contabilização especial para empresa em processo de adoção do IFRS;
- IFRS 15: define como deve ser feita a contabilização de receitas dos contratos com clientes;
- IFRS 16: inclui leasing ou arrendamento de bem nos ativos e passivos das empresas envolvidas no contrato;
- IFRS 17: aborda os contratos de seguro, mas tem aplicação prevista para 2023.
Contabilidade internacional no Brasil
O Brasil possui uma forte atuação no mercado internacional, tanto de empresas nacionais que abrem filiais no exterior, quanto de brasileiros que se mudam e fundam seus próprios negócios ao redor do mundo.
Apenas nos Estados Unidos, como exemplo disso, dados de um levantamento da AG Immigration mostram que somos o segundo país que mais abre empresas na região. De janeiro a maio de 2024, como prova, foram emitidos mais de 4.100 vistos “L”, destinados à transferência de executivos de multinacionais e abertura de empreendimentos.
Por isso, diante deste cenário, as IFRs acima foram adaptadas para a realidade da nossa legislação. Isso fez com que as regras da nossa contabilidade internacional fossem instituídas em 2007, pela Lei nº 11.638, a qual trata das Demonstrações Financeiras exigidas por lei.
Veja quais são abaixo:
- BP – Balanço Patrimonial;
- DRE – Demonstração do Resultado do Exercício;
- DLPA – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
- DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
- DFC – Demonstrações de Fluxo de Caixa;
- DVA – Demonstrações do valor Adicionado.
Além delas, existem, ainda, boas práticas de contabilidade internacional que são incluídas e utilizadas por diversos órgãos reguladores brasileiros. São elas:
- CVM – Comissão de Valores Mobiliários;
- CFC – Conselho Federal de Contabilidade;
- SUSEP – Superintendência de Seguros Privados;
- ANEEL — Agências reguladoras.
Qual a importância da contabilidade internacional?
O surgimento da contabilidade internacional foi extremamente importante para alinhar a linguagem contábil dos diferentes países, de forma que os órgãos responsáveis por tais negociações pudessem ter uma maior segurança e transparência nas demonstrações financeiras.
Foi com ela que as informações contábeis das empresas puderam ser regidas através de um único conjunto de normas para aquelas que desejam expandir seus negócios para além de suas fronteiras, elevando a confiabilidade para a formação de tais parcerias.
Basta imaginar, por exemplo, cinco pessoas juntas em uma única sala, mas que falam línguas diferentes: a confusão seria certa. Mas, e se todas elas pudessem conversar e se entender em um mesmo idioma? O entrosamento, com certeza, seria bem melhor.
É nessa analogia que a contabilidade internacional funciona. Cada país e órgão possui sua própria linguagem contábil e, para que se entenda com demais regiões, precisa se “comunicar” dentro de um padrão único de mensagem, abordando e concordando nos mesmos termos desta união a favor de sua parceria.
Dessa forma, se pensarmos em uma empresa brasileira que deseje ter uma filial em Londres, como exemplo, ela precisaria seguir e cumprir com essas regras da contabilidade internacional, adaptando os elementos essenciais para que sejam capazes de trocar informações corretas, mesmo pautadas por leis e regras distintas.
Para o Brasil, se adequar frente à contabilidade internacional é algo extremamente benéfico, visto que temos uma das legislações mais complexas do mundo.
Em dados divulgados no ranking do Índice Global de Complexidade Corporativa de 2022, como prova disso, nós lideramos a colocação daquele ano, em decorrência, dentre tantos fatores, pelo alto volume de mudanças regulatórias a cada ano, o que impacta, diretamente, o desenvolvimento de negócios por aqui e ao redor do mundo.
Vantagens da contabilidade internacional
Seguir as normas da contabilidade internacional trará uma série de vantagens para as empresas, com destaque para a criação de uma linguagem contábil universal que facilite na firmação de parcerias entre países e, ainda, uma melhor disposição das demonstrações financeiras do negócio perante sua conformidade legal.
Ao seguir esses padrões internacionais, as empresas estarão em uma maior conformidade e terão um maior entendimento dos processos contábeis dos outros negócios no momento de viabilizar uma possível expansão profissional em outro país.
Isso assegura uma maior harmonia contábil entre os envolvidos, onde todos enxergarão estes números da mesma forma e, com isso, identificar as melhores oportunidades a serem exploradas nesse sentido.
Quando as empresas ficam alinhadas às normas previstas no IFRS, elas estão aptas a atender às exigências da contabilidade internacional e, com isso, atrair a atenção de investidores para realizar transações e operações estrangeiras com maior segurança.
De forma geral, a contabilidade internacional contribuirá para fortalecer a marca e elevar seu nome a um patamar diferenciado a nível global, se posicionando de forma mais transparente e confiável perante parceiros e potenciais clientes.
Além, é claro, de auxiliar na redução dos custos associados à conformidade regulatória, uma vez que a uniformidade destes dados pode impactar, positivamente, nos cálculos de tributos como o IOF, impostos sobre produtos importados ou de exportação.
Como ter uma boa contabilidade internacional?
Adaptar os processos internos às normas da contabilidade internacional não é algo simples, e depende de certos cuidados que contribuam para a máxima segurança e transparência nesta conformidade para que as empresas consigam expandir suas operações a outros países.
Veja, abaixo, algumas dicas que podem ajudar seu negócio nessa tarefa:
Estude as normas internacionais
Como mencionamos acima, existem 17 normas estabelecidas para a implementação da contabilidade internacional. São regras complexas que precisam ser devidamente estudadas e compreendidas, evitando que as empresas que desejem expandir suas operações acabem cometendo equívocos nesse sentido.
Esse conhecimento será aproveitado não apenas para uma melhor gestão interna, como também para uma maior transparência perante clientes, parceiros e investidores estrangeiros.
Isso, sem falar da expansão das oportunidades de negócios para cada vez mais regiões, possibilitando uma avaliação mais minuciosa acerca dessas possíveis escalabilidades, evidenciando um importante diferencial competitivo para o negócio.
Tenha uma boa plataforma de gestão
Gerir uma empresa, por si só, já é uma tarefa delicada. Ao expandir as operações para outro país, este cuidado é potencializado, diante de novas normas e procedimentos necessários da contabilidade internacional para estabelecer esse vínculo.
Por isso, além de ter uma compreensão profunda acerca desses critérios, é preciso contar com uma plataforma robusta de gestão de contabilidade internacional, a qual permita administrar essas finanças com segurança e eficácia.
Este recurso irá otimizar o gerenciamento contábil corporativo, além de melhorar a comunicação entre as partes e permitir uma maior assertividade em tomadas de decisões mais estratégicas para alavancar o desempenho empresarial.
Conte com o apoio de uma empresa especializada
Ao invés de direcionar os próprios times para cuidar da contabilidade internacional, recorrer à orientação de uma consultoria especializada no ramo trará muito mais eficiência e segurança nesta tarefa, além de permitir que as equipes dediquem seus esforços a outras tarefas importantes para o crescimento da empresa.
E, nesse sentido, a Ecovis®️ BSP pode te ajudar!
Integrante da Ecovis International, líder global de consultoria fiscal, contábil, auditoria e assessoria jurídica, presente em mais de 80 países, a Ecovis®️ BSP é uma empresa de BPO (Business Process Outsourcing) de padrão internacional, capaz de atender as demandas contábeis das empresas enquadradas nos regimes de lucro real e lucro presumido, localizadas em qualquer parte do Brasil, nacionais ou multinacionais.
Com uma equipe preparada para atender as obrigações acessórias do seu negócio, seus diferenciais incluem a emissão de relatórios gerenciais conforme o modelo do cliente, tratativa mais adequada das operações em sua origem, oferta de soluções integradas, ágeis e de qualidade, e uma comunicação próxima para atendê-los em todas as suas demandas.
Entre em nosso site e veja como podemos ajudar sua empresa a elevar sua gestão com êxito!
Conclusão
Cada vez mais empresas estão buscando expandir suas operações para outros territórios, identificando oportunidades ao redor do mundo para que possam elevar sua marca no mercado e, com isso, adquirir resultados cada vez melhores.
Mas, para todas que desejarem seguir esse caminho, é essencial adequar sua gestão às normas previstas pela contabilidade internacional, de forma que consigam ter uma maior firmeza neste relacionamento com outros países e, com isso, obter êxito nessa trajetória.
Se você gostou deste texto, compartilhe as redes sociais e confira mais textos em nosso blog.