LGPD: o início da aplicação das multas administrativas

LGPD: o início da aplicação das multas administrativas
LGPD: o início da aplicação das multas administrativas
Por Lucas Pedro Ferreira

Autuação imposta pela ANPD reforça importância dos profissionais dedicados ao tema, já que a referida multa decorreu justamente da não indicação de um DPO.

Desde o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a comunidade jurídica aguardava a aplicação prática das tão temidas multas administrativas que, até bem poucos dias, eram consideradas apenas como uma possibilidade.

A LGPD (Lei 13.709, de 2018) estabelece que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) tem o poder de fiscalizar e aplicar sanções administrativas às empresas e organizações que não cumprirem os seus termos, que podem ser, além da (a) advertência; uma (b) multa simples, de até 2% do faturamento da pessoa jurídica de direito privado, grupo ou conglomerado no Brasil, aplicada com base no seu último exercício, excluídos os tributos, limitada ao total de 50 milhões de reais por infração; ou (c) uma multa diária, observado o limite total da multa simples; além das demais disposições previstas no Artigo 52.

Com a primeira imposição de multa, no último dia 6 de julho, a ANPD pôs fim à inércia que até então pairava sobre o tema das multas administrativas, ao aplicar a primeira penalidade contra a empresa Telekall Infoservice. No caso, a infração ocorreu devido ao tratamento irregular de dados pessoais e à falta de nomeação de um DPO (Data Protection Officer). Tratando-se de uma microempresa e demais peculiaridades do caso, o valor total da infração, aplicado conforme o Artigo 52, inciso II, foi de R$ 14.400,00.

A autuação imposta pela ANPD reforça a importância dos profissionais dedicados ao tema, ― já que a referida multa decorreu justamente da não indicação de um DPO ―, além, é claro, de comunicar que o órgão não vai transigir com comportamentos e posturas negligentes.

Parceria Vaz de Almeida Advogados

Últimas postagens

Newsletter

Preencha os dados a seguir para receber novidades por email

Serviços

Confira nossas áreas de atuação

BPO Financeiro

O BPO Financeiro consiste na terceirização de toda a rotina de recebimentos e pagamentos, incluindo a emissão de notas fiscais e bole...

Compliance Tributário

Trabalhamos com uma ampla rede de parceiros e softwares que permitem uma tratativa de ponta a ponta na gestão tributária...

BPO Recursos Humanos

Executamos todas as funções do departamento pessoal, fazendo a gestão do ponto, a orientação sobre os benefícios, entre outras ativid...

BPO Contábil

Oferecemos uma gama completa de serviços contábeis, incluindo consultoria, suporte, auditorias e geração de relatórios. Atuamos nos mais con...

BPO Fiscal

Nosso trabalho garante a conformidade fiscal, preservando a transparência e compliance das operações...

BPO Folha de pagamento

Utilizamos os mais modernos sistemas de gestão de folha de pagamento a fim preservar a segurança e acuracidade das informações. Operamos den...

Somos especialistas em diversos ERP's

Trabalhamos com os ERP’s mais requisitados do mercado.

Nosso blog

Confira nossos artigos e materiais de utilidades contábeis para você e sua empresa.

Caros clientes e parceiros,

Pedimos a atenção de todos para eventuais golpes utilizando o nome da nossa empresa!
A BSP NÃO realiza negociação de débitos ou emissão de boletos para quitação de dívidas em nome de bancos e instituições de crédito, nossos serviços limitam-se aos listados em nosso site único e oficial https://ecovisbsp.com.br/, na aba “Serviços”.

TODAS as comunicações da BSP Contábil são feitas através dos e-mails oficiais da empresa, sendo todos com o domínio “@bspcontabil.com.br” e/ou por meio dos números de telefone (19) 99455-5612 ou (19) 3871-9121.

Nunca pague boletos ou transfira valores que envolverem o nome da BSP sem antes conferir a procedência do documento em questão. Em caso de dúvidas, contate-nos antes de realizar qualquer pagamento.
Além dos telefones indicados acima, disponibilizamos o seguinte e-mail oficial: atendimento@bspcontabil.com.br.

Agradecimentos,